Onde encontramos ferro nos alimentos?

O consumo de ferro é fundamental para o bom funcionamento do organismo

O consumo de ferro é fundamental para o bom funcionamento do organismo, especialmente das crianças. Dos alimentos de origem animal, é da carne vermelha que o organismo absorve melhor o ferro; mas as hortaliças verde-escuras e leguminosas também são boas fontes do mineral.

É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como acerola, caju, goiaba, limão e outras frutas cítricas, melhoram a absorção do ferro contido nos alimentos de origem vegetal.

Outra orientação importante é evitar o consumo de leite e seus derivados (iogurte, coalhada, sobremesas com leite), mate, chá preto e café junto às principais refeições (almoço e jantar), pois o cálcio e a cafeína interferem negativamente na absorção do ferro dos alimentos.


Confira a lista de alimentos ricos em ferro:

  • Carnes vermelhas;
  • Vísceras (fígado bovino, miúdos de galinha, coração e língua);
  • Carnes de aves;
  • Peixes e mariscos crus;
  • Leguminosas (lentilha, ervilha, feijão e grão-de-bico);
  • Hortaliças verde-escuras (agrião, couve, cheiro-verde);
  • Tofu (queijo de soja);
  • Nozes e castanhas;
  • Farinhas de trigo e milho fortificadas com ferro;
  • Cereais matinais integrais.

Fonte: Ministério da Saúde (MS). Disponível em http://nutricao.saude.gov.br/mn/ferro/ferro_programa_info_geral.php Acesso em: 22 de maio de 2017